sexta-feira, 21 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA ADOLESCÊNCIA

Nas últimas décadas tem-se destacado a importância da aquisição e da manutenção de hábitos saudáveis visando à melhora da qualidade de vida da população. Estudos sobre o sedentarismo e a obesidade da população jovem, revelam que ao se perpetuarem estas tendências comportamentais atualmente observadas, estima-se que em 2020, 73% dos adultos poderão apresentar disfunções orgânicas decorrentes da aquisição de hábitos alimentares e de prática de atividade física inadequadas.
Existem fortes evidências de que a obesidade, na qual 80 à 86% nos adultos é decorrente da sua infância e adolescência, ou seja, muitos dos hábitos adquiridos na juventude podem ser transferidos para a fase adulta. Alguns estudos sugerem que a obesidade infantil está mais associada à inatividade física do que a superalimentação, portanto, o sedentarismo é atualmente um dos grandes problemas da modernidade e também atinge a diretamente o adolescente.
Uma possível modificação nos programas de Educação Física Escolar poderia auxiliar na prevenção do sedentarismo das próximas gerações de adultos. Diante disso, sabe-se que, na maioria das escolas, os adolescentes não recebem informações suficiente sobre a correlação entre a aptidão física e a saúde. É interessante ressaltar, que atualmente os meios de comunicação são os grandes responsáveis pelas informações.
Atualmente, devido à preocupação com uma melhor qualidade de vida, os programas de televisão tem mostrado muitas orientações sobre a prática de atividade física para obtenção da saúde. No entanto parece não serem suficientes para promoverem mudanças significativas nos hábitos e atitudes saudáveis nos adolescentes.
Estimule seu filho a praticar exercícios físicos periódicos,  deixe-o praticar atividades variadas, a atividade física deve ser sempre prazerosa!!
(Prof. Luciana Picolomini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário